Alfabetiza junho

Doze municípios da região registraram redução de homicídios dolosos de janeiro a maio deste ano, segundo Ministério da Justiça; Faro está há 17 meses sem registro de crime violento

Portal OESTADONET - 01/07/2024

Créditos: Imagem ilustrativa

 

 

Segundo levantamento feito pelo Portal OESTADONET, com as informações disponibilizadas nos Dados Nacionais da Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgadas na semana passada, sete municípios da região oeste do Pará, registraram aumento no número de homicídios nos cinco primeiros meses de 2024, comparado com os dados do ano passado. Em Rurópolis, Novo Progresso, Mojuí dos Campos, Jacareacanga e Belterra, houve aumento de homicídios. Os dados de Terra Santa, por exemplo, estão sendo contestados pelo comando regional da PM e por isso ainda não serão publicados nesta matéria.

 

O Portal OESTADONET comparou dados de 19 municípios da região, levando em conta a quantidade de homicídios ocorridos em 2023 e os registrados nos últimos cinco meses de 2024. A maioria das vítimas é do público masculino.

 

No município de Faro, no extremo oeste do estado,  não há registro de homicídios há 17 meses.

 

No município de Alenquer em cinco meses de 2024 foi registrado apenas um homicídio. Em todo o ano passado, foram 7 mortes. No mesmo período, a cidade ximanga contabilizou 4 homicídios. Houve uma redução de 75%. Por lá, os homens foram a maioria das vítimas 7 e uma mulher. 

 

Em Almeirim, a redução foi de 50% este ano também teve apenas um homicídio, enquanto que no ano passado foram seis registros. Nos primeiros cinco meses de 2023 foram 2 mortes.

 

No município de Aveiro, os crimes dolosos caíram em 100%. Este ano não houve registro de mortes. Em 2023 foram duas durante todo o ano, sendo duas nos primeiros cinco meses do ano passado.

 

Em Belterra, em 2023, foram duas mortes durante todo o ano. Este ano já são quatro crimes de homicídio.

 

No município de Curuá, nos primeiros cinco meses de 2024, foi registrado apenas um homicídio. No passado, também houve apenas um registro desse tipo de crime.

 

Faro está há 17 meses sem registrar um homicídio. Durante todo o ano de 2023 e até maio deste ano, o município segue sem mortes violentas.

 

Na cidade de Itaituba, as mortes seguem em alta. Em todo o ano passado foram registrados 68 homicídios dolosos. Este ano, em cinco meses, já são 22, dois a menos registrado no mesmo período do ano passado. Apesar disso, houve a redução de 8,33% nos crimes ocorridos este ano.

 

Em Jacareacanga, houve aumento de 20% de homicídios dolosos este ano. Nos cinco primeiros meses de 2024 já foram registradas 6 mortes. Durante todo o ano passado foram 9, sendo que cinco ocorreram de janeiro a maio de 2023.

 

Em Juruti, os dados mostram que a cidade registrou dois homicídios nos meses de abril e meio deste ano. Em todo o ano passado foram 13 mortes, sendo que nos primeiros cinco meses 3 crimes.

 

Mojuí dos Campos, que integra a Região Metropolitana de Santarém, registrou cinco homicídios dolosos de janeiro a maio deste ano. Comparado com o ano passado que foram registradas apenas duas mortes, o aumento foi de 400%. 

 

Em Monte Alegre, 2024 também registrou aumento no número de mortes comparado a 2023. Este ano, já foram registrados três homicídios. Em 2023, foi apenas uma morte. O aumento de 200%.

 

Em Novo Progresso, que no ano passado registrou 38 homicídios dolosos, nos cinco primeiros meses de 2024 já soma 9 homicídios. Um aumento de 30,77% comparado a 2023.

 

No município de Óbidos, a redução foi de 66,67% em relação ao número de homicídios registrados no ano passado, quando fechou 2024 com quatro mortes. De janeiro a maio deste ano foi apenas um registro desse tipo de crime.

 

Já em Oriximiná, a redução foi de 0,00%, segundo o Atlas da Violência. De janeiro a maio, a cidade registrou cinco homicídios. Em 2023, neste mesmo período, foram também cinco registros. O ano passado somou 14 mortes.

 

Já a cidade de Prainha teve redução de 100% no número de homicídios. Este ano, não houve nenhum registro. No ano passado foram 8 homicídios.

 

O município de Rurópolis registrou aumento de 150% comparado ao ano passado, quanto foram registrados 4 homicídios. Este ano já foram 6 ocorrências.

 

Em Santarém, a redução foi de 55,88%. Este ano, foram 15 homicídios dolosos. Em todo o ano passado foram registrados 81 crimes. Nos cinco meses de 2023 foram 28 homicídios.

 

Por fim, em Trairão também houve redução de 20% no registro de homicídios dolosos. Em 2023 foram 12 casos. Este ano, apenas 4.




  • Imprimir
  • E-mail